Logomarca

ILHÉUS

Há anos Ilhéus projeta-se no mundo como um pedaço privilegiado do Nordeste. A natureza foi generosa com a cidade, cercando-a de matas, envolvendo-a em enseadas e lhe pontilhando com outeiros, de onde se pode observar o contorno majestoso do Oceano Atlântico que margeia seu território formando quase 100 km de praias exuberantes.

Desde seu surgimento, como a Capitania de São Jorge dos Ilhéus, a Princesinha do Sul ocupa lugar de destaque na História, seja como braço do reino de Portugal na recém-descoberta colônia, seja como palco da luta dos desbravadores que ergueram o império do cacau ou como porto de milhares de visitantes buscando ver de perto o cenário que inspirou Jorge Amado a criar a faceira Gabriela, o “turco” Nacib, os coronéis, as mulheres-dama, os jagunços, os tropeiros e tantos outros tipos que encantaram e continuam a seduzir os quatro cantos do mundo.

Se já não lhe bastasse o cenário exuberante e a história rica de personagens famosos, Ilhéus conta com mais um atrativo: a qualidade de vida que oferece para quem quer simplesmente desfrutar férias ou começar uma vida nova. É uma cidade segura, tranqüila, arejada, próspera, alegre, com baixíssimo índice de poluição e acesso rápido a qualquer grande centro de negócios do país. A tudo isso se soma o trabalho contínuo de desenvolvimento do setor pelo governo municipal, que consolida o destino como um dos mais importantes pólos turísticos do litoral brasileiro.

São cerca de 100 km de belas praias. A temperatura das águas dessa região é sempre morna. Em Ilhéus, as praias possuem uma infra-estrutura que permite conforto e bem-estar aos banhistas e, para os que preferem agito, temos boas ondas para surfe, além de outros esportes aquáticos como canoagem, pesca e jet sky. Estão divididas em praias do norte, praias urbanas e praias do sul.

São praias para todos os estilos, desde as mais tranqüilas para crianças até aquelas com ondas para surfistas.

Patrimônio Histórico

O bar Vesúvio foi inaugurado, entre 1919 e 1920, no ponto mais freqüentado da cidade que começava a crescer e despontava como a mais importante do interior da Bahia. Seus primeiros proprietários foram dois italianos e seu nome é uma homenagem ao famoso vulcão localizado na terra natal dos proprietários. O bar ficou famoso por fazer parte do universo ficcional criado por Jorge Amado. O Vesúvio foi vendido a um português de nome Figueiredo, casado com uma linda mulata chamada Felipa, muito admirada pelos rapazes da época. Segundo Sá Barreto, é provável que a Gabriela de Jorge Amado tenha sido inspirada nesta moça de “fartas ancas” e cor de canela.

Fonte: http://www.ilheusdabahia.tur.br

Estrada Ecológica Ilhéus - Itacaré km 22, CEP 45660-000, Ilhéus - Bahia

Reservas - Fone: 0xx73 3657 6050 | 0xx73 9983 5080 VIVO | 0xx73 9199-8300 TIM